Projetos

Conheça aqui os projetos já apresentados pelo deputado Emídio de Souza.

Clique aqui para entender o que são projetos de lei.

Projetos de Lei   |   Indicações   |   Requerimentos   |   Pareceres

PL institui Portal da Transparência das Escolas Estaduais de SP



De autoria do deputado Emidio de Souza, proposta visa fortalecer papel de fiscalização na qualidade estrutural das unidades de ensino do Estado

Buscando fortalecer o papel de fiscalização na qualidade estrutural das unidades de ensino de São Paulo, deputado estadual Emidio de Souza protocolou o Projeto de Lei 724/19 que institui o Portal da Transparência das Escolas.

A proposta visa dar transparência sobre os investimentos na infraestrutura na rede estadual de ensino e fortalecer o diálogo e o controle social da comunidade sobre a escola.

Na justificativa, Emidio frisa que a proposta “torna mais democrática e estreita as relações entre o Estado e a sociedade civil”.

Segundo o texto da proposta, o governo deve manter na internet um portal com todas as informações relativas à infraestrutura da rede de ensino do Estado. A ferramenta deverá disponibilizar a relação de obras, serviços, equipamentos e manutenções solicitadas por unidades escolares, contendo as providências tomadas e dotação orçamentária necessária.

Além de dar transparência para as demandas das escolas estaduais, a proposta é uma resposta aos cortes que o Governo de São Paulo fez, ao longo dos últimos anos, nos investimentos para reforma e manutenção das escolas estaduais.

Levantamento divulgado em abril mostra que o atual orçamento da educação no Estado para manutenção de prédios e infraestrutura é 95% menor que o de 2014.

Para o autor do projeto, os problemas da estrutura física das escolas pode influenciar o trabalho dos professores e a aprendizagem dos alunos. “A precariedade da infraestrutura dificulta o trabalho dos professores e o desempenho dos alunos”, justifica o parlamentar.

O projeto ainda estabelece que o Governo deve publicar semestralmente no Portal um relatório discriminando os investimentos nas unidades de ensino. A proposta ainda possibilita a criação de uma comissão multidisciplinar, composta por representantes dos órgãos governamentais responsáveis pela infraestrutura da rede, para fiscalizar a estrutura física das escolas da rede pública estadual.

Iniciativa similar ao Portal da Transparência das Escolas já existe em outros estados, como Bahia e Paraná. Um exemplo é o sistema Transparência na Escola, criado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que possibilita à sociedade acompanhar todos os investimentos e as despesas das escolas públicas estaduais.

Frente Parlamentar para discutir situação das escolas

Defensor de melhorias na rede pública de educação, Emidio - além de apresentar o Projeto de Lei, protocolou a formação da Frente Parlamentar em Defesa do Investimento na Infraestrutura da Rede Estadual de Ensino.

Com o apoio de 58 deputados de 21 partidos diferentes, a Frente será lançada em breve e terá o intuito de fiscalizar e cobrar a recuperação das unidades de ensino e de buscar medidas para o aperfeiçoamento da rede.